16/03/2010

NOSSA HISTORIA

A Fundação Bem Te Vi, instituída em Brasília no ano de 1985, tem na atitude do passarinho sua inspiração básica: reunir aquilo, que separado, torna-se vulnerável e tende a se perder. Propõe juntar o mais velho e o mais novo, cultura popular e tecnologia, memória ancestral e novas linguagens, gente de idade, jovens e crianças. De um lado procurar o conhecimento e de outro torná-lo acessível através dos meios de comunicação. No centro, o povo brasileiro podendo se ver e se reconhecer.

Nos primeiros 15 anos de existência, seu principal instrumento de ação foi a TV Bem Te Vi, radar virtual que captou a expressão dos movimentos populares ligados à defesa dos Direitos Humanos e do Meio Ambiente, para registrá-la e refleti-la de volta para as comunidades.
O primeiro projeto chamou-se Bem Te Vi Brasília. Realizado na jovem capital brasileira, caldeirão de raças e culturas, começou pela série de TV “Sob o Céu de Brasília” - treze programas temáticos que definiram um novo perfil da cidade. Seguiu-se a série “Os Pioneiros”, de vinte programas, que vasculhou arquivos e pessoas, descobriu a história da construção da cidade, registrando para sempre a expressão singela dos primeiros habitantes, vindos de longe, movidos a sangue e suor. “Bem Te Vi Brasília- a cidade se vê” foi a terceira série, de treze programas, realizada com a participação de crianças e adolescentes da vila do Paranoá. Uma Exposição Multimídia de 800 metros quadrados reuniu no Congresso Nacional, por ocasião do aniversário de 25 anos da cidade, o material documental dos programas, juntamente com os compactos de cada série. Essa exposição, em formato menor, visitou vários pontos do Plano Piloto e Cidades Satélites.

Em 1989 estabeleceu uma parceria com o Movimento Nacional de Meninos e Meninas de Rua (MNMMR) na área de arte\comunicação. O II Encontro Nacional de Meninos e Meninas de Rua já foi registrado em vídeo no formato característico da TV Bem Te Vi, e recebeu prêmios nacionais e internacionais. Essa parceria se ampliou ao longo dos encontros seguintes, em 1992 e 1995, a ponto de tornar-se o trabalho principal da Fundação. Gerou três vídeos, diversos vídeo-clips, um almanaque, uma exposição, um show multimídia com crianças e educadores de todo o Brasil e a participação especial do músico Hermeto Pascoal.
Em 1996, a Fundação Bem Te Vi tornou-se parceira também da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (CONTAG), ao registrar em vídeo e fotos o II Encontro Nacional de Meninos e Meninas Trabalhadores Rurais.

Paralelamente, a Fundação Bem Te Vi tratou de formar um acervo audiovisual que reúne documentação sobre medicina popular, técnicas de relaxamento e desenvolvimento da sensibilidade para questões de equilíbrio pessoal.
Instalou-se em um terreno descampado de 22 mil metros quadrados a 40 km do centro de Brasília, que hoje tem arvores copadas, pomar, espaço para reuniões e gravações, em parceria com a Caminho do Meio Criações Audiovisuais. Esse espaço será aberto à comunidade em 2010 e pretende ser um Espaço Cultural Comunitário, onde serão realizadas oficinas de arte/comunicação que funcionarão como instrumento de iniciação profissional, exercício de cidadania, autoconhecimento e valorização da vida.

Em 2000, a Fundação transfere a sua sede para Armação dos Búzios, onde constrói com recursos patrocinados por um de seus curadores, um complexo para assistir crianças e jovens em situação de risco. O complexo está situado no Bairro da Rasa, na periferia da Cidade, e conta com uma área de 143 mil metros quadrados, sendo que 100 mil se constituem numa reserva ecológica, composta basicamente de vegetação de restinga (cerca de 60% dessa vegetação, que restou, está na reserva, que dispõe de brejo e lagos). Esse complexo dispõe de uma escola com 1.200 metros quadrados, um ginásio coberto poliesportivo, com quadra e piscina semi-olímpica, um conjunto de quadras esportivas e uma Igreja, que serve também como espaço multiuso, com auditório, espaço para teatro, entre outras atividades.
Desde a sua entrada em operação, inicialmente numa pequena casa já existente na área, já passaram pelo Complexo Bem Te Vi cerca de quatro mil crianças e jovens. A capacidade instalada do complexo foi pensada para receber até seis mil beneficiários por dia, para diversas atividades.

Essas atividades vão desde reforço escolar, passando por atividades artísticas e esportivas, tendo como tema transversal a construção da cidadania.
A Fundação Bem Te Vi é o maior investimento social de Búzios e da Região dos Lagos.


Para comemorar seus 25 anos de existência e rendendo uma homenagem à cidade onde nasceu, a Fundação Bem Te Vi convidou a cineasta Tânia Quaresma, uma de suas instituidoras, e apaixonada por Brasília, para inaugurar e dirigir o Espaço Cultural Comunitário de sua filial Brasília e elaborar um projeto para os 50 anos da capital do Brasil.

0 comentários: