30/03/2010

Reportagem que saiu no site da Tv Brasil



A TV Brasil antecipa as comemorações do aniversário de Brasília e passa a exibir a partir desta quinta-feira (1), a série Bem Te Vi Brasília – 50 Anos. São 21 programetes de 1 minuto e meio sobre a história da construção de Brasília, que serão apresentados antes de começar o jornal Reporter Brasil e ao longo da programação do mês de abril.

O projeto é continuidade de um trabalho iniciado em 1983 pela Fundação Bem Te Vi, quando foram gravadas 200 horas de entrevistas com pessoas que ajudaram a construir a cidade, formando a série “Os Pioneiros”.

Através de depoimentos emocionados de pioneiros das diversas áreas de atuação, ilustrados com imagens históricas, a diretora Tania Quaresma vai tecendo a saga da construção até a sua inauguração.

A série traz depoimentos do presidente Juscelino Kubitschek, do arquiteto Oscar Niemeyer, do urbanista Lúcio Costa, do artista plástico Athos Bulcão e do cinegrafista Sávio Silva, que fez as primeiras imagens de Brasília. Não faltará a palavra de antigos donos das terras e de pessoas simples, a exemplo do operário Tião da Onça. Ele foi o primeiro trabalhador a chegar ao Planalto Central para a rápida construção do "Catetinho", assim chamada a primeira residência oficial de Juscelino em alusão ao Palácio do Catete, do Rio de Janeiro. Outro depoimento é de dona Dolores, a cozinheira que trabalhava dia e noite fazendo a comida mineira do presidente.

Além de imagens do Catetinho, os programetes mostram cenas da construção da Candangolândia, da Cidade Livre e do Núcleo Bandeirante, locais que abrigaram as pessoas envolvidas na fundação da nova capital. E ainda imagens da primeira visita de JK ao Planalto Central, as visitas de estrangeiros ilustres às obras e o primeiro time de futebol da capital, o “Rabelo Futebol Clube”. Sem contar a Caravana da Integração Nacional, que levou à Brasília políticos e empresários de outros estados, por via terrestre.

São muitas histórias ao longo da série, que vasculhou arquivos e buscou pessoas para registrar para sempre a expressão singela dos primeiros habitantes que sairam de longe para o desconhecido centro-oeste.

"É a memória sentimental da construção de Brasília, contada pelos operários que vieram de lugares distantes, buscando um sonho de vida”, resume Tania Quaresma.

Ficha Técnica

Concepção e direção- Tania Quaresma

Direção de Produção- Geralda Magela

Direção de Fotografia-Alexandre Quaresma

Programação visual - Ely Borges

Edição- Fabricio Di Carvalho